Menudo lembra importância da campanha Novembro Azul

O crescimento contínuo da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, foi enaltecido hoje,11, pelo vereador Estéfano Menudo (PSB). “Alegra-me perceber que, assim como o Outubro Rosa que ganhou dimensões gigantescas no que tange à prevenção do câncer de mama, também visualizo o progresso da campanha Novembro Azul. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e, por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos desse tipo de tumor, pois com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou”.

Estéfano Menudo recordou ainda que é autor da lei municipal 17.971/14, que institui no calendário oficial do Recife, o Dia Municipal de Combate e Prevenção dos Cânceres de Próstata e Pênis. “Não só o câncer de próstata assusta nossa sociedade. O de pênis ocorre muitas vezes por condições precárias de higiene e pode deixar alguns homens em condições desumanas pela forma agressiva de como se apresentam. Daí a importância de incluir no calendário do município da data para que o trabalho de conscientização seja ainda mais dimensionado e chegue ao conhecimento dos que ainda resistem à realização dos exames tão necessários para o diagnóstico precoce e, consequentemente, a cura”.

De acordo com a lei do parlamentar, palestras e audiências ocorrerão com profissionais da área da saúde em escolas, repartições públicas e centros de saúde. “Como também promover reuniões itinerantes em comunidades que apresentam alto índice de vulnerabilidade social. O desconhecimento e o machismo são fatores que atrapalham o diagnóstico antecipado do câncer de próstata e campanhas como essas visam mudar o panorama existente”.

Menudo finalizou o discurso citando dados do INCA e frisou a importância da campanha Novembro Azul. “De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2014 foram 68.800 novos casos de tumor na próstata contra 52.680 de tumor na mama. Portanto, não poderia deixar de comparecer a essa tribuna e fazer esse importante alerta de caráter informativo, o qual procura conscientizar todos os homens, principalmente os considerados de “meia idade” sobre a necessidade da realização periódica dos exames de próstata”.

Em 11.11.15 às 16h54.