Menudo pretende criar Selo Empresa Cidadã do Recife

O vereador Estéfano Menudo (PSB) comunicou, na Reunião Plenária desta quarta (7), que deu entrada no Projeto de Lei de nº34/2012 que cria o Selo Empresa Cidadã do Recife. “O Selo será concedido às empresas privadas que instituírem e comprovarem melhorias na qualidade de vida e de trabalho em seu balanço social. A proposta tem como focos a possibilidade de desenvolvimento pessoal, a forma de interação com a comunidade e sua relação com o meio ambiente. Todos esses eixos entrosados com os organismos sociais que podem transformar essas ações empresariais em uma relevante política pública otimizadora”, disse.

De acordo com o projeto, o Selo Empresa Cidadã será concedido anualmente, na primeira semana do mês de março, em sessão solene por ocasião do aniversário do Recife. “ A proposta também cria uma Comissão Especial, a qual seria designada pelo Chefe do Executivo, composta por 6 representantes do Poder Público- 3 indicados pelo Poder Legislativo e 3 pelo Poder Executivo, além de 9 representantes de diversas comunidades. Estes serão compostos da seguinte forma: 5 de instituições, entidades, organizações não governamentais e conselhos municipais que desenvolvam projetos sócio-educativos; 2 representantes de entidades, associações e sindicatos patronais e 2 de entidades, associações e sindicatos de trabalhadores.”,disse.

Segundo Menudo, a empresa que desejar concorrer ao prêmio deverá apresentar em seu balanço social alguns indicadores. “Dentre alguns indicadores, estão os dados da base de cálculo do ano corrente e ano anterior referentes à receita líquida (RL), resultado operacional (RO) e folha de pagamento bruta (FPB). Também fazem parte o relatório financeiro demonstrando o montante de investimentos e esforços desenvolvidos em programas e/ou projetos visando o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da comunidade. É muito importante a adesão das empresas a esse tipo de iniciativa e incutir no pensamento dos gestores que o crescimento dessas empresas  pode e deve ser conciliado com alguns programas e/ou projetos sociais que envolvam o entorno delas, a sociedade, poder público e não somente os empregados”, disse.

Em 07.08.13 às 17h44.