Menudo quer prevenir sobre os perigos da prática do Bullying

“Quatro olhos”, “baleia” e “Olivia Palito” são alguns dos apelidos mais comuns e frequentes durante a infância, principalmente no ambiente escolar. Mas o que parece uma brincadeira ingênua com os colegas pode provocar sérios problemas emocionais como depressão, dificuldade de aprendizagem e diminuição da auto-estima. São atitudes de chacota, piadas e agressões entre as pessoas. É o ato de zombar que fez surgir um novo termo: a expressão inglesa Bullying, ainda sem tradução para a língua portuguesa, tem preocupado pesquisadores e estudiosos da pedagogia e da psicologia. O assunto também já repercutiu na Câmara Municipal. Um projeto de lei, de autoria do vereador Estefano Menudo (PHS), obriga as escolas públicas do Recife a colocar placas informativas sobre os perigos dessa prática e como ela interfere no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com a proposta, as placas devem ficar em local visível, de acesso público e com a seguinte informação: “Bullying é o ato de zombar em demasia de outros, de praticar chacota com os alunos, colegas de aula e até colegas de trabalho. Muitas vítimas de Bullying desenvolvem problemas emocionais como depressão, dificuldade de aprendizagem e diminuição da auto-estima”. O estabelecimento escolar irá definir a quantidade de placas e o tipo de abordagem em relação à conscientização do corpo discente.

Para o vereador “o alerta serve para que possamos encarar essa prática como um problema de saúde pública, que também afeta o aproveitamento dos alunos no sistema educacional”. A matéria está em fase de tramitação, mas já recebeu parecer favorável das Comissões de Finanças e Orçamento e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Estefano Menudo é ainda autor de outro projeto que institui no Recife o Dia Municipal de combate ao Bullying, a ser comemorado em 14 de fevereiro. Durante a data, serão realizadas campanhas, debates e palestras. “A escolha do dia 14 se dá porque comemoramos nesta data o Dia da Amizade. Acreditamos que o projeto tem um grande alcance social”. As duas matérias aguardam a inclusão na pauta de votação. Se forem aprovadas em plenário, elas seguem para análise do Executivo que pode vetá-las ou transformá-las em lei municipal.

Em 11.01.2010, às 12h20.