Mestre de Artes Marciais recebe Título de Cidadão de Recife

Com o sonho de difundir os ensinamentos contidos nas artes marciais, o jovem Hayashi Kawamura saiu de Tóquio, no Japão, onde cursou Administração e integrava a equipe de judô da Universidade para ensinar aquele esporte pouco conhecido no Ocidente. Veio para o Brasil, desembarcando em São Paulo, depois Rio de Janeiro. Mas um convite do Estado da Paraíba para ensinar o judô em escolas e centros sociais mudou o rumo da vida dele. Convite do governo de Pernambuco para treinar policiais selou até os dias de hoje esta parceria profissional e emocional com o Recife. E foi por isso que o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) indicou o professor para receber o Título de Cidadão de Recife, outorgado nesta sexta-feira, 18, na Câmara do Recife. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).

O vereador lembrou que Kawamura em 1973 foi efetivado no cargo de funcionário público na função de professor de Artes Marciais da Polícia Militar. “Nesses 40 anos de ensino na PM desenvolveu o estilo Goshin Jutsu Kawamura, técnica de defesa pessoal superior, adaptada às necessidades da rotina de trabalho da corporação policial. Hoje são mais de 10 mil alunos que aprenderam com ele a arte da luta oriental”.  Mas, Hélio Guabiraba ressaltou que o professor notou que Recife não tinha academia de judô e caratê, e então resolveu junto com a família abrir a Academia Kawamura para divulgar as artes marciais. Foi assim que formou muitos dos caratecas pernambucanos que chegaram à seleção Brasileira.

O professor Kawamura pediu ao filho Raul Kawamura para falar em nome dele. E bem ao estilo oriental de ser, foi breve, discreto, educado. Agradeceu aos presentes e disse que reencontrou hoje na solenidade grandes amigos, a maioria ex- alunos da Academia da família. Lembrou que  o pai dele quando chegou por aqui ninguém conhecia as artes marciais. “Ele foi o pioneiro na cidade. No início foi muito difícil, mas o resultado foi excelente. Hoje no país há milhares de praticantes e isso é muito gratificante”.

 

 

Em 18/08/2017 às 11h37.