Michele Collins alerta para jogo virtual que induz ao suicídio

A vereadora Michele Collins ( PP) fez um alerta dirigido aos pais de crianças e adolescentes sobre um novo jogo virtual que tem sido investigado como causa do suicídio de jovens participantes. “Tomei conhecimento através das redes sociais e hoje li a reportagem da capa do Diario de Pernambuco. Esse jogo chamado Baleia Azul foi criado na Rússia, mas já soube que dois adolescentes da Paraíba se suicidaram por conta dele”, lamentou a parlamentar, na tarde desta terça-feira,18.

Ela destacou que segundo a Polícia Federal esse jogo consta de 50 desafios que induzem jovens à morte,  através da prática da automutilação, assistir a filmes tenebrosos, ficar em lugares perigosos, entre outras. No país em que foi criado  está supostamente ligado a morte de 130 crianças e adolescente, entre 10 e 16 anos. “São grupos fechados em que cibercriminosos, organizadores, fazem ameaças ao participante e seus familiares. Intimidam dizendo que “se começou tem que acabar”, “se desistir sabemos como te encontrar”.

Trazer o assunto à tribuna da Câmara Municipal do Recife, disse Michele Collins, é chamar a atenção para o problema do suicídio, que coloca o Brasil em oitavo lugar no ranking de ocorrências. “Fizemos um alerta no mês de setembro, o chamado Setembro Amarelo de combate ao suicídio, mas este assunto precisa ser sempre abordado para prevenção”. Ela sugeriu que os professores da rede municipal de educação poderiam abordar o assunto com os pais para que acompanhem de perto o que os filhos vêm na internet. “É preciso prevenir. Na realidade, no mundo, a cada 40  segundos uma pessoa se suicida. Nestes cinco minutos em que falo, sete pessoas tiraram a  própria vida”.

 

Em 18.04.2017, às 17h25