Michele Collins alerta para riscos da trombose
No último domingo (16), foi celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (17), a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o assunto. A parlamentar é autora do projeto de lei nº 342/2017, que visa garantir à população feminina o acesso ao exame que detecta a trombofilia, ou seja, a predisposição genética para o desenvolvimento da trombose.
Ao iniciar seu discurso, Michele Collins abordou os riscos associados à trombose, que pode ser fatal. “Ocupo esta tribuna para registrar a passagem do Dia Nacional do Combate e Prevenção à Trombose. Foi uma oportunidade para a gente alertar a população sobre o tema. A trombose é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo, o que resulta no entupimento dele.”
A vereadora relatou que a ideia do projeto de lei nº 342/2017 surgiu após o falecimento do feto de uma funcionária de seu gabinete em decorrência de um tromboembolismo. “Isso tem acontecido com muitas mulheres. É triste uma família sonhar com uma criança e perdê-la”, lamentou.
Em 17.09.2018, às 16h14