Michele Collins comemora aumento do IDEB de Pernambuco

Pernambuco e Piauí foram os únicos Estados do Nordeste que bateram as metas no Ensino Médio Estadual. Os dois, junto com a Paraíba, foram também os únicos que registraram crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – deste segmento. Os dados foram trazidos ao plenário na tarde desta segunda-feira, 08, pela vereadora Michele Collins (PP).

Na tribuna, a parlamentar comemorou as notas divulgadas recentemente pelo Ministério da Educação e disse que a meta de Pernambuco era de 3,2 pontos para 2013 e o Estado atingiu 3,6, o que representa 13% a mais do que o esperado. “Assim, subimos da 22ª para a 4ª posição no ranking nacional”. Ela lembrou ainda que o Ideb é um indicador geral da Educação nas redes privada e pública, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O índice leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil

Michele Collins ressaltou ainda a necessidade de cobrar melhores desempenhos na rede privada de ensino do Estado, cujo Ideb caiu de 5,5 pontos para 5.2, provocando uma queda da 19ª para a 23ª posição na avaliação nacional. “A educação é o bem mais precioso e que nunca se perde. Conhecimento é para a vida inteira e temos que investir. Então, é necessário que os órgãos competentes cobrem das escolas privadas mais investimento na qualificação dos professores”’.

 

Em 08.09.2014 ás 17h05