Michele Collins comemora nova resolução sobre saúde mental no Brasil

No último dia 14, foi aprovada uma portaria do Sistema Único de Saúde (SUS) que permite mudanças na política de saúde mental do País. A resolução veta a ampliação de leitos psiquiátricos em hospitais especializados, mas permite o atendimento de casos emergentes em policlínicas e inclui as comunidades terapêuticas no quadro de componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAP). E na tarde desta segunda-feira (18), durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) comemorou as modificações.

“Não sou a favor da existência de manicômios e dos métodos que eram utilizados nesses lugares para tratar pessoas com doenças mentais, mas defendo a necessidade de termos lugares capacitados que ofereçam leitos e atendimento adequados para a população”. De acordo com a parlamentar, o RAP também oferece assistência em situações onde ocorram o uso de drogas.

Michele Collins enfatizou que quadros agudos precisam de atendimento especial e lugares com estrutura adequada. “Sou fundadora de uma comunidade terapêutica e sei da importância de nossa ajuda na vida das pessoas que nos procuram. Essa resolução é uma vitória a favor de muitas famílias que precisam cuidar de seus filhos e parentes”. Ao final do discurso, a vereadora ainda agradeceu a Federação do Comércio por ter entregue a ela o troféu de Parlamentar Amiga do Comércio.

Em 18.12.2017, às 16h58