Michele Collins comenta ação na cracolândia, em São Paulo

A condução da política antidrogas da Prefeitura de São Paulo na Cracolândia, localizada na região central da capital paulista, recebeu críticas da vereadora Michele Collins (PP) nesta quarta-feira (7), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. De acordo com a parlamentar, o prefeito João Doria errou por não ter respeitado direitos dos usuários de drogas durante a ação, que foi realizada no mês passado e visava desmantelar o tráfico no local.

Para Michele Collins, a operação na Cracolândia não alcançou um resultado eficiente. “Vimos ali uma ação desastrosa por parte da Prefeitura de São Paulo, que chegou naquele local negligenciando direitos humanos para tirar as pessoas como se estivesse fazendo uma limpeza. Ele fez uma pulverização do consumo. Não é porque essas pessoas estão dispersas que elas vão deixar de usar drogas.”

A parlamentar destacou, porém, que a política paulistana de drogas pode se encaminhar para uma melhoria ao firmar parcerias com organizações religiosas. “Eles chamaram o pessoal da Cristolândia, que trabalha com o acolhimento. É algo que o prefeito deveria ter feito antes. São os missionários que dão ouvidos, atenção. Precisamos fortalecer as parcerias entre o poder público e as igrejas. Gostaria de parabenizar a Cristolândia, que faz um trabalho maravilhoso em cinco Estados, inclusive Pernambuco.”

Michele Collins ainda saudou uma iniciativa conjunta da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife, o Senai e o Instituto Shopping Recife, que vão oferecer na capital pernambucana uma série de cursos profissionalizantes para ex-usuários de drogas. “Trabalho com isso há vinte anos e ver essa parceria entre três grandes instituições para garantir saúde e transformação muito me alegra. O prefeito Geraldo Julio está levantando as mangas para lutar pelas famílias e pelas vidas dessas pessoas.”

Em 07.06.2017, às 18h22