Michele Collins destaca Campanha “E se fosse você?”

Ações que pretendem sensibilizar os usuários e operadores do transporte coletivo do Recife e Região Metropolitana para as barreiras encontradas pelos idosos e pessoas com deficiência. Este foi o tema trazido à tribuna da Casa de José Mariano pela vereadora Michele Collins (PP), na manhã desta quarta-feira (24). Trata-se da Campanha “E se fosse você?”, promovida pelo Grande Recife Consórcio de Transporte nos terminais integrados , que segue semanalmente, até o fim do ano.

De acordo com Michele Collins são realizadas rodas de conversa, fiscalização das plataformas elevatórias dos ônibus e vivência de situações que simulam a rotina de uma pessoa idosa ou com deficiência. “As pessoas são convidadas a subir nos ônibus utilizando óculos embaçados, protetor auricular, cadeiras e muletas”, contou a parlamentar.  Ela destacou também que o objetivo é estimular o respeito e o cuidado de todos com os  que têm prioridade no transporte público.

A vereadora é  presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara e ressaltou que essa pauta precisa ser divulgada com toda a sociedade. “Essa é uma de nossas bandeiras aqui na Casa de Jose Mariano e fico muito feliz quando vejo ações como essa acontecendo, para fazer as pessoas sentirem na pele as dificuldades que os idosos e as pessoas com deficiência têm todos os dias”.

Ela também apresentou o cronograma das ações nos terminais integrados (TI): amanhã, dia 25,  no TI de Rio Doce; no próximo dia oito, no  TI TIP;  no dia 22 no TI  Abreu e Lima e no dia 29,  no TI Aeroporto.

Casos de desrespeito podem ser feitas à Central de Atendimento ao  Cliente, através do número 0800 081 0158 ou pelo Whatsapp  (81) 9.9488-3999.

Números - Segundo informou a vereadora Michele Collins, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) transporta uma média de 1,8 milhão de usuários por dia. Desse total, além dos idosos, 35 mil pessoas têm algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva ou intelectual.

Dados do IBGE,  dão conta de que a Região Nordeste é a que tem o menor percentual de municípios (5,3%) com frota de transporte público acessível, seguida pelo Norte (5,7%) e Sul (9,8%).  De acordo com o último censo, feito no ano de 2010, o IBGE informou que o perfil nacional da pessoa com deficiência correspondia a uma população de mais de 45 milhões de pessoas, o equivalente a 23,9%. Em Pernambuco, o número é maior que dois milhões  de pessoas, correspondendo a 27,58% e, no Recife,  mais de 400 mil pessoas, correspondendo a 28,05%.

Em 24.10.2018, às 12h12