Michele Collins destaca Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio

A campanha de conscientização e de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, que motiva diversas ações neste mês, foi repercutida pela vereadora Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (4). Em seu discurso na Câmara do Recife, a parlamentar citou dados e procurou alertar a população sobre o problema.

Segundo Michele Collins, crescem os números relacionados ao suicídio. De acordo com pesquisas citadas pela vereadora, dentre as explicações estão o estresse e o desemprego. “Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 mortes diárias por suicídio. Em Pernambuco, segundo a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, houve mais de mil mortes por suicídio entre 2013 e 2016. Também foi constatado um aumento nas tentativas. Segundo levantamento do mapa da violência 2017, houve também aumento de 10% no número de suicídios entre jovens de 15 a 29 anos, desde 2002. Caso a comparação seja feita com a década de 1980, o aumento é de 60%.”

Alterações de humor, estado de tristeza persistente, depressão, esquizofrenia, transtornos relacionados ao uso de álcool e outras substâncias estão entre os fatores associados ao suicídio. Para Michele Collins, é necessário estar alerta a sinais que indiquem que alguém apresenta um problema que pode levar ao ato. “É importante salientar que, segundo especialistas, 90% dos casos de pessoas que põem fim a própria vida poderiam ser evitados. É importante estarmos atentos às pessoas próximas a nós. Escutar é a melhor opção. Esse é o slogan da Organização Mundial da Saúde para a campanha deste ano. Entender o problema do outro, sem julgamentos.”

A vereadora ainda ressaltou a necessidade de preparo dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) para lidar com o suicídio e parabenizou a realização de iniciativas que lembram o Setembro Amarelo no Recife, como o ato pela valorização da vida que será promovido no parque Dona Lindu no dia 10 de setembro. Michele Collins também destacou a importância do Centro de Valorização da Vida, disponível pelo número telefônico 141.

Em 04.09.2017, às 17h59