Michele Collins é a nova presidente de Direitos Humanos da Câmara

A vereadora Michele Collins (PP) foi reconduzida à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 9. Ela foi eleita durante reunião de instalação da Comissão, que contou com a presença de todos os componentes do colegiado. O vereador Davi Muniz (PEN) foi eleito vice-presidente. A Comissão é composta ainda pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), membro efetivo e os suplentes: Antônio Luiz Neto (PTB) e Ricardo Cruz (PPS). Representantes de entidades que lutam em defesa dos Direitos Humanos no Recife estiveram presentes na reunião e, no final, entregaram uma lista com os nomes de 103 instituições que pretendem participar de todas as reuniões da Comissão.

Michele Collins foi eleita para o biênio 2017-2018. Ela disse que 60% de todos os projetos de lei que tramitam na Casa de José Mariano passam pelo crivo da Comissão. Segundo ela, de 2010 até o ano passado, 311 pareceres foram dados pelo colegiado. “Entre esses, 210 foram da minha gestão que terminou em dezembro. Nós trabalhamos muito, é um fluxo intenso de análises e pareceres de projetos. Nós não engavetamos nada e é assim que gostaríamos de continuar fazendo”, afirmou. Além dos vereadores componentes da comissão, estiveram na reunião os vereadores Fred Ferreira (PSC), Chico Kiko (PP) e Alcides Teixeira Neto (PRTB).

A reunião foi presidida por Michele Collins porque, de acordo com os princípios do Regimento Interno, o vereador ou a vereadora daquele grupo que teve mais voto na eleição do ano passado terá essa prerrogativa. Somente os três membros efetivos (Collins, Moraes e Muniz) teriam direitos a votar nos cargos de presidente e vice-presidente. As reuniões do colegiado ocorrerão num período quinzenal, segundo ficou acertado. Michele Collins queria que fosse ás terças-feiras, mas Ivan Moraes solicitou e foi atendido para que os encontros ocorram sempre às segundas-feiras.

A de Direitos Humanos foi a segunda Comissão da Câmara Municipal a ser instalada nesta legislatura, ontem, no final da tarde, ocorreu a instalação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Em 09.02.2017, às 10h20