Michele Collins elogia Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,13, para comemorar a aprovação do Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas, ocorrida em Brasília, no último dia 6. Segundo a parlamentar, trata-se de uma grande conquista para as instituições que há mais de quatro décadas vêm salvando vidas.

“Foi um caminho longo, cheio de percalços alimentados, sobretudo por instituições que, por falta de conhecimento, criticavam o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas. O Marco regulatório foi um grande avanço para essas unidades que querem trabalhar de forma correta, bem como qualificar e ampliar os serviços oferecidos às pessoas atingidas pela dependência química e aos seus familiares”.

Segundo a parlamentar, no Brasil existem mais de 1840 instituições terapêuticas que funcionam como opção da rede de serviços para as famílias. “As famílias querem ter as CT’s à disposição, no sentido de que haja o amparo ao dependente de substância psicoativa. Defendemos que o dependente e seu familiar devem ter assegurado o direito de escolher a modalidade de acolhimento que melhor atenda às suas necessidades. Hoje em dia existe uma ampla rede de serviços e a maioria das pessoas procuram voluntariamente essas instituições, já que acredita neste modelo”.

Em 13.05.15 às 16h03.