Michele Collins faz apelo em favor da população de rua

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a vereadora Michele Collins (PP) fez apelo à Prefeitura do Recife para criar um restaurante popular que possa atender à população de rua. “Existe um esforço da sociedade civil de diminuir o sofrimento das pessoas que moram nas ruas, distribuindo comida, por iniciativa particular, contribuindo dessa forma para reduzir a fome. Reconheço que a Prefeitura do Recife também vem agindo, mas precisa reforçar as políticas públicas nesse sentido”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (13). Ela também pediu que o Executivo apresente um plano de ação para atender às necessidades desse segmento da população.

Michele Collins ressaltou que a próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, prevista para ocorrer às 13h30 da próxima segunda-feira, terá como pauta a questão do restaurante popular. “Não discutiremos só a demanda de alimentos, mas também outras ações e políticas públicas que possam amenizar o sofrimento da população de rua”, disse. Em relação ao restaurante popular, a vereadora citou diversas iniciativas que apresentaram resultados exitosos, sobretudo em Teresina, no Piaui. “O restaurante de lá funciona numa parceria da prefeitura local com uma empresa privada. E também conta com a participação de membros das comunidades terapêuticas, que são treinados para confeccionar os alimentos. O resultado tem sido muito bom, atendendo a diversos interesses sociais”, afirmou.

Ela lembrou, ainda, exemplos de restaurantes populares que deram bons resultados no Recife, vendendo comida de segunda a sexta-feira, a custo de R$ 1,00 o almoço. “Em 2005, tivemos o Bidu Krause, que fornecia 350 refeições por dia. O outro, o Prato Popular, funcionou no Cais de Santa Rita, e atendia não somente à população de rua, como também a trabalhadores desempregados, assalariados e aposentados. Gostaria de salientar que em diversos estados também há outros exemplo de restaurantes como esses que contam com o fornecimento de alimentos da Ceasa”, observou.

A vereadora Aline Mariano pediu um aparte e parabenizou Michele Collins pelo discurso. “Eu fui Secretaria de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas e conheço de perto a realidade dos moradores de rua. Sei que as políticas públicas para esse segmento social são urgentes e precisam ser intensificadas. Vossa Excelência pode contar comigo nessa pauta”, afirmou. Aline Mariano, inclusive, sugeriu que seja formada uma comissão especial da Câmara do Recife para ajudar a população de rua. “Essa população precisa ser enxergada. São pessoas que têm os mesmos direitos que qualquer outro cidadão”. Ela propôs, ainda, que a Prefeitura do Recife libere o auxílio moradia para que os moradores de rua que não consigam vagas para abrigamento.


Em 13.05.2019, ás 17h15.