Michele Collins homenageia a Fecomércio

Para comemorar os 75 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), a vereadora Missionária Michele Collins (PP) realizou reunião solene nesta terça-feira, 24. “Venho a esta tribuna destacar uma instituição diferenciada e inovadora, que tem se destacado no ramo da atividade comercial do nosso Estado”, disse. Mais do que uma entidade de classe, a Fecomércio se tornou uma referência também para o cidadão comum, que a vê como uma instituição reconhecida que investe no social e desenvolve estudos sobre o panorama econômico local para nortear os empresários. Ela atua ativamente no dia a dia da sociedade, de acordo com a vereadora.

A solenidade foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP), que compôs a mesa com o presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque,  e diretores da Fecomércio.  No plenário e nas galerias estavam presentes funcionários do Sistema Fecomércio, sindicalistas, donos de restaurantes e empresários. No discurso de saudação, a vereadora Michele Collins ressaltou que a Federação foi fundada no dia 12 de outubro de 1942 e desde então vem acompanhando as transformações ocorridas na nossa sociedade e se mantendo atualizada com as novas tendências de mercado. “A federação representa os interesses de empreendedores que enxergam no nosso Estado novas oportunidades de negócios, as quais resultam na geração de emprego e renda, tão importantes para o progresso da nossa região”, disse.

Ao fazer um breve histórico da entidade, a vereadora disse que a instituição foi incialmente denominada de Federação do Comércio Varejista do Nordeste Oriental, abrangendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Naquela época, o interventor federal de Pernambuco, Agamenon Magalhães declarou aberta a Assembleia Constituinte, que teve como seu primeiro presidente o empresário Rafael de Oliveira Alves. O objetivo inicial era o mesmo do adquirido ao longo de todas essas décadas: atuar em defesa dos interesses do comércio em conjunto com os seus sindicatos filiados. Porém, a Fecomércio-PE também desenvolveu e desenvolve vários projetos de cunho social e de forte atuação legislativa”, disse.

Michele Collins lembrou que o educador, advogado, procurador, empresário e sindicalista, Josias Albuquerque, preside o Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE a instituição desde 1996: “A Fecomércio-PE  desempenha um importante papel  na defesa de uma economia de mercado livre e promove o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade comercial, principalmente das micro e pequenas empresas, que são a maioria do setor”, disse a vereadora, acrescentando que a entidade possui, atualmente, 20 sindicatos patronais filiados e integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que representa, em todo o país, os interesses de 5 milhões de empreendedores do comércio e 60% do PIB nacional.  Além disso, a Fecomércio-PE administra o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio, entidades-referência em ações de formação profissional, desenvolvimento social e empresarial.

Por todas essas qualidades e características da Fecomércio-PE, a vereadora definiu: “Trata-se, portanto, de uma entidade dinâmica e participativa, que atua no sentido de defender o direito de propriedade, a liberdade para exercer as atividades empresariais, a concorrência leal, a ética no  desempenho  profissional, a criação de canais de abertura ao comércio, a solidariedade quanto aos movimento econômicos e que gerem benefício sociais, e o amplo entendimento com as categorias profissionais, alicerces defendidos por todos os que fazem parte desta reconhecida federação”. Após o discurso, a vereadora entregou uma placa comemorativa dos 75 anos da Fecomércio-PE ao presidente Josias Albuquerque. Os músicos Udo Amazonas, Luiz Eduardo e Lucas Pizeta fizeram apresentações.

Josias Albuquerque agradeceu a homenagem feita à Fecomércio-PE e elogiou o trabalho que a Missionária Michele Collins vem fazendo, através do seu mandato como vereadora do Recife, de se dedicar a resgatar os jovens do mundo das drogas. “Este é um trabalho grandioso e maravilhoso. Se ela fizesse somente isto já seria digno de muito reconhecimento”, afirmou.  Falando sobre a entidade que representa, Josias Albuquerque disse que a Fecomércio-PE tem dois braços: o Sesc e o Senac, “que têm crescido muito e se interiorizado”. Essas empresas não se limitam a trabalhar para a área do comércio, disse Josias Albuquerque, “mas fazem um trabalho social que muito me orgulha”. Trabalham, inclusive, no Hospital de Câncer de Pernambuco. “Essas empresas não seriam as mesmas se não fossem as pessoas que participam das atividades. Tenho orgulho dessa equipe formidável. E peço permissão para dividir com todos esses funcionários a homenagem que hoje se presta à Fecomércio-PE”, disse.

 

Em 24.10.2017 às 12h10