Michele Collins homenageia Rádio Evangélica FM

A primeira emissora genuinamente evangélica organizada no Brasil, a Rádio Evangélica FM, que está comemorando 30 anos, foi homenageada em reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 12, por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). “É um motivo de muita honra e alegria, para nós que somos de Pernambuco e do Recife, prestarmos homenagem a esta emissora”, disse. Ela esclareceu que a rádio foi ao ar, em fase experimental, no mês de setembro de 1985 e, definitivamente, em 20 de outubro daquele ano. Inicialmente, foi denominada de “Esperança FM”. A Rádio Evangélica FM 100.7 não faz parte de qualquer igreja ou empresa e não possui fins lucrativos e está direcionada à divulgação do Evangelho de Jesus Cristo.

A solenidade, que foi aberta com o Hino Nacional, foi presidida pelo vereador Henrique Leite  (PT) e fizeram parte da mesa o deputado estadual Cleiton Collins, representando a Assembleia Legislativa; o diretor-geral da rádio, Aldezir Rego; o vice-presidente Giovani Gomes; o gerente Vila Júnior; o pastor Alberto Cristiano, fundador e membro da diretoria, além da vereadora Missionária Michele Collins. “A Rádio Evangélica FM, quando começou, tinha uma programação que começava às 6h e seguia até a meia-noite. Hoje, está 24 horas no ar. O projeto de uma emissora com perfil evangélico já existia desde o fim de 1970. Nos meados dessa década, tornou-se realidade com a chegada, em forma presente, de um transmissor de FM que foi oferecido por um missionário. Havia, entretanto, a necessidade de se criar uma organização que desse suporte à futura rádio, que viria ser a Fundação Evangélica de Radiodifusão de Pernambuco, Ferpe”, disse a vereadora. A solenidade contou com a presença do vereador Luiz Eustáquio (PT).

 

Hoje, a rádio ocupa uma posição de vanguarda na capital pernambucana, especialmente na veiculação de canções famosas, conhecidas como “Gospel Internacional”. Atualmente, sua programação apresenta sucessos nacionais, internacionais, flashbacks. Atua, também, no sentido de valorizar os talentos da nossa terra, por meio da inclusão de trabalhos independentes e de pequenas gravadoras. É considerada, também, a mais eclética do segmento. Os ritmos locais e regionais também compõem sua grade musical, cujo evangelismo inovador tem atraído públicos diversos, situando-a como pioneira entre os veículos de comunicação ligados ao segmento religioso do Brasil.

 

Em seu discurso, Michele Collins relatou que, no início, o engenheiro Hélio Vidal de Freitas, então pastor da 1ª Igreja Batista do Recife, foi o primeiro presidente da rádio, escolhido entre os 50 fundadores da instituição, todos membros de igrejas evangélicas. “Pela importância que a rádio tem para os seus ouvintes, não poderia deixar de registrar meu agradecimento, primeiramente, a Deus e, em segundo, a todos os que fazem parte deste destacado veículos de comunicação. A sua programação faz a diferença de milhares de ouvintes, estejam eles nas suas casas, no carro, nos transportes públicos ou no trabalho”, destacou Michele Collins. Ela entregou placas comemorativas aos diretores da rádio; o cantor gospel Duda Pinheiro, a cantora Adélia Soares e o deputado Cleiton Collins apresentaram diversas canções religiosas durante a solenidade.

o pastor Alberto Cristiano lembrou os anos iniciais da rádio. Falou das dificuldades enfrentadas, que segundo ele, foram numerosas, citou a elaboração do projeto, a primeira diretoria; disse que o pastor Hélio foi quem encabeçou todo o processo, rememorou os contatos feitos no antigo Dentel (atual Anatel) para registrar na emissora, e os políticos dos mais diversos níveis da administração pública para conseguir a concessão do meio de comunicação. “Aquelas pessoas foram instrumentos de Deus. Ao longo desses 30 anos, tivemos muitas lutas e vitórias. Por isso, agradeço a todos que fizeram parte dessa história”, disse.

O radialista Vila Júnior afirmou que está há 15 anos na emissora, que “é formada por uma verdadeira família”. A Rádio Rádio Evangélica FM “enfrentou momentos de pressão, mas nós sobrevivemos a muitas lutas e hoje somos vitoriosos”,disse. Um dos exemplos vitoriosos, segundo ele, está na utilização da antena que permite a difusão da rádio. “Ela ficava no alto de um poste e não tínhamos grande penetração. Mas isso mudou. Hoje, a rádio atinge toda a Região Metropolitana e temos  modernos equipamentos, acompanyhando a tecnologia”. O diretor-geral da rádio, Aldezir Rego, citou que um dos políticos que mais ajudaram no surgimento e manutenção da rádio foi o ex-deputado federal Nilson Gibson, que “apesar de não se evangélico, foi fundamental, um amigo verdadeiro. Através dele conseguimos muita coisa”, afirmou. Giovani Gomes, por sua vez, disse que os 30 anos da rádio representam “três décadas tornando mais conhecido e notório o plano de salvação, através da propagação das mensagens bíblicas”.

O deputado estadual Cleiton Collins também foi convidado a falar sobre a importância da Rádio Evangélica. Segundo ele, a Assembleia Legislativa fará uma solenidade, semelhante a que ocorreu na Câmara Municipal, para homenagear a emissora. “Hoje,  há facilidade nos meios de comunicação, mas no princípio foi difícil. Havia discriminação para impedir a propagação do Evangelho. Os pioneiros quebraram barreiras e enfrentaram dificuldades para manter a rádio, inclusive no mercado publicitário. Mas a força dos bravos guerreiros, das igrejas e dos irmãos que deram suas ofertas, fizeram com que a rádio fosse mantida. Hoje, a rádio é uma força que combate a banalização na sociedade. Parabéns a todos e que deus os abençoe”, afirmou.

 

Em 12.11.2015, às 12h45.