Michele Collins lamenta alto número de partos cesarianos

A vereadora Michele Collins (PP) apresentou dados de uma pesquisa realizada em 169 países que coloca o Brasil em segundo lugar, na América Latina, entre os que mais realizam parto cesariano, que consiste numa intervenção cirúrgica com um corte no abdômen e outro no útero. O levantamento, segundo ela, mostra que a República Dominicana fica em primeiro lugar. “Nós defendemos que é necessário criar estrutura nas maternidades para que as mulheres realizem os exames pré-natais e possam ter os filhos em paz. Precisamos incentivar o parto natural”, afirmou a vereadora, na reunião ordinária desta segunda-feira (22).

De acordo com a pesquisa, houve um crescimento de 29.7% no número de partos cesarianos no Brasil, atingindo 16 milhões de ocorrência, número que estaria bem acima do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Esses dados mostram que essa prática atinge não somente a rede pública de saúde, como também a rede privada”, afirmou.  Outro levantamento da mesma pesquisa, ainda de acordo com a vereadora, dá conta de que 55.4% de todos os partos já realizados no Brasil foram do tipo cesariano.

A vereadora acrescentou que o estado brasileiro onde mais realiza esse tipo de procedimento nas grávidas é Goiás, seguido do Espírito Santo, Roraima e Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, são 49.5% dos partos. “É um percentual muito alto e por isso faço apelo ao prefeito Geraldo Julio e ao governador eleito, Paulo Câmara, para que dê uma melhor atenção às mulheres para que elas sejam cada vez mais bem acolhidas e atendidas nas maternidades”, disse.


Em 22.10.2018, ás 16h45.