Michele Collins lembra do problema de escassez de água no mundo

O problema da escassez de água no Brasil que diariamente vem sendo mostrado nos principais veículos de comunicação foi o tema do pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta terça-feira, 3. “É importante lembrar que falta de água já existe em várias regiões do Brasil e do mundo e que o maior responsável é o ser humano. Nas regiões onde essa situação atinge índices críticos de disponibilidade, como recentemente o estado de São Paulo, decorre principalmente da falta do manejo e usos sustentáveis de recursos naturais”.

A vereadora lembrou que outros fatores que contribuem para o agravamento desses problemas também podem ser citados, como desperdícios, a poluição dos rios e as agressões ao meio ambiente. Ressalte-se que a água é o recurso mais importante para a sobrevivência. De acordo com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável e tratada. Cerca de dois bilhões de pessoas não contam com serviços adequados de saneamento básico. “O controle do uso de água se torna cada vez maior, o qual deve ser tratado com prioridade pelos poderes públicos”.

Michele Collins disse também que foram criadas algumas legislações para tentar minimizar esse problema, como a que estabelece normas para o uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações de Pernambuco. “Ressalto o Projeto de Resolução que apresentei nesta casa, onde estabelece que a Câmara Municipal realize campanhas anuais relativas à preservação da água por meio do seu sítio institucional. A iniciativa consiste na realização de atividade internas, tais como palestras, simpósios e seminários, com o objetivo de conscientizar os servidores da Casa a respeito da importância da preservação da água”.

 

Em 03.02.2015, às 17h30