Michele Collins propõe criar Medalha de Mérito Olegária Mariano

Assim que terminar o recesso parlamentar, após o dia primeiro de fevereiro, será encaminhado às comissões o projeto de resolução 37/2018, de autoria da vereadora Michele Collins (PP) que modifica a Resolução número 2.624, de 20 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, para incluir a concessão da Medalha de Mérito “Olegária Mariano”.

Atualmente a Câmara concede, entre as honrarias, o título de “Cidadão do Recife” e a medalha de mérito “José Mariano”. O texto apresentado no Projeto de Resolução acrescenta, nesse rol, a medalha “Olegária Mariano a pessoas nacionais ou estrangeiras radicadas no País que se tenham projetado nas atividades culturais, políticas, científicas e sociais, ou que se tenham revelado, comprovadamente, benfeitoras da humanidade.”

Michele Collins justifica a iniciativa dizendo que a sua intenção tem por finalidade homenagear a digníssima Olegária da Gama Carneiro da Cunha Mariano. Trata-se da esposa do abolicionista José Mariano e patrono desta Casa Legislativa, que também foi uma personalidade extremamente importante na comunidade negra do século XIX”.

Dona Olegarinha, de acordo com o projeto, era moradora do bairro Poço da Panela, onde,naquela época, houve um dos grandes refúgios abolicionistas pernambucanos, obteve o apelido de Mãe dos Pobres e Mãe do Povo, devido a sua bondade e dedicação aos escravos.


Em 24.01.2019, às 10h25.