Michele Collins sugere ações de prevenção às drogas nas escolas

A vereadora Michele Collins (PP) deu entrada no projeto de lei nº 404/2017 que estabelece medidas preventivas de combate às drogas nas escolas do Recife, visando a atingir toda comunidade escolar, incluindo alunos, funcionários e familiares. A matéria será distribuída nas Comissões da Casa após o recesso parlamentar.

De acordo com a autora, tratar sobre o assunto desde a escola, pode evitar que o jovem tenha o primeiro contato com o mundo das drogas. “A base para a prevenção está dentro de casa, no seio familiar, e na escola, já que a precaução é a melhor alternativa para o enfrentamento do consumo de drogas entre os estudantes. Parte dos usuários de drogas é influenciada a iniciar o uso dessas substâncias dentro da unidade escolar e, cada vez, de forma mais prematura”, alertou Michele.

O projeto indica que a prevenção do uso das drogas pode ser tratada na escola por meio de cursos, debates e orientação pedagógica. O Município, por meio da Secretaria de Educação, ofereceria apoio às instituições oferecendo cursos aos professores com o objetivo de facilitar a abordagem do tema em sala de aula. “As drogas estão no seio da sociedade, gerando problemas de ordem social e econômica, uma vez que desestruturam a família e geram custos para o governo, que, muitas vezes, financia o tratamento. Envolver toda a comunidade escolar de forma preventiva pode mudar essa realidade”, afirma a parlamentar.

Em 24.01.2017, às 12h.