Michele Collins quer frente parlamentar em defesa dos rios

O dia 24 de novembro foi separado, no calendário oficial pernambucano, para comemorar dois rios que fazem parte da identidade recifense: o Capibaribe e o Beberibe. Já nesta quarta-feira (23), no plenário da Câmara do Recife, a vereadora Michele Collins se pronunciou a respeito da importância dos cursos de água. Ela ainda anunciou a apresentação de um projeto de resolução que pretende criar uma frente parlamentar em defesa dos rios.

Em seu discurso, a parlamentar exaltou a comemoração em torno do Capibaribe e do Beberibe, bem como a importância dos dois rios na vida da população. “As celebrações ocorrem na mesma data em que é comemorado o Dia do Rio, e servem para reconhecer a importância histórica e a contribuição deles no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Os rios fornecem um dos recursos naturais vitais para seres vivos: a água. Ademais, possuem importância econômica, cultural e social. Nesse contexto, é indispensável que a água de ambos possua qualidade adequada para seus inúmeros propósitos.”

De acordo com Michele Collins, a ampliação da demanda causa uma pressão sobre os recursos hídricos que pode resultar em riscos à saúde e à economia. Com a criação da frente parlamentar em defesa dos rios, a vereadora afirma que será possível discutir temas como a contaminação, navegabilidade, aproveitamento econômico, navegabilidade, além de ações educativas e de conservação das águas. “Esperamos abrir um importante espaço em favor dos cursos de água da nossa cidade que poderá contar com a participação de representantes da sociedade civil. O colegiado ainda realizará o acompanhamento das políticas públicas nessa área, sugerindo alternativas para as mesmas.”

Em 23.11.2016, às 16h40