Michele Collins quer recifense cantando o Hino do Recife
Para reparar essa gafe, está tramitando na Câmara Municipal, atualmente em recesso parlamentar, um projeto de lei de autoria da vereadora Michele Collins (PP). A matéria, de número 251/2015, dispõe sobre a execução do Hino do Recife na Câmara Municipal, nos atos oficiais e protocolares, assim como nas escolas públicas e privadas do Recife. O Hino, de acordo com explicações oficiais, invoca o heroísmo da gente recifense, através dos defensores dos ideais de liberdade característicos do século 19 no mundo ocidental.
O Hino foi oficializado em 10 de junho de 1924, pelo prefeito Antônio de Góis Cavalcanti. O projeto de lei da vereadora propõe que ele seja executado nas seguintes hipóteses: no final de cada reunião solene ocorrida na Câmara Municipal do Recife; nos atos oficiais e protocolares do Município do Recife; e antes do início do ano letivo nas escolas públicas e privadas da Cidade do Recife.
A vereadora justificou que o projeto “tem por finalidade resgatar um dos símbolos da nossa cidade, desconhecido pela maioria dos recifenses. É importante registrar que a homenagem aos nossos símbolos tem sido uma prática crescente no País, a exemplo da execução do hino nacional antes do início das partidas de futebol”. Ela entende que a execução é um ato cívico. “Como reconhecimento de que a prática do culto cívico a esse símbolo da nossa cidade será de grande importância para os recifenses, especialmente no sentido de fortalecer o sentimento de cidadania, revela-se oportuno que esta Casa Legislativa aprove a referida matéria”, disse.
Em 06.01.2016, às 10h20.