Michele Collins registra passagem do Dia Nacional do Idoso

A passagem do Dia Nacional do Idoso, transcorrido nesta segunda-feira, 1º de outubro, foi registrada pela vereador Michele Collins (PP), na reunião plenária desta segunda-feira. “A data foi instituída por meio da lei federal 11.433, de 2006. Hoje, comemoramos, também os 15 anos de vigência do Estatuto do idoso, que é uma importante iniciativa de caráter protetivo dos direitos fundamentais desse público”, afirmou.

A vereadora ressaltou também a importância dos idosos numa família. Em seu entendimento, eles são vistos como o principal membro da comunidade familiar, pois representam uma história de vida. “Mas, apesar dessa importância e da vigência do Estatuto, o poder público ainda não prioriza os idosos como deveria. É preciso desenvolver políticas públicas mais efetivas, que garantam a acessibilidade desse público aos serviços disponíveis na sociedade”, criticou.

Michele Collins lembrou que os idosos são pessoas que trabalharam muito, que dedicaram a vida inteira aos familiares, mas lamentou que ainda há casos de violência contra eles. “Se hoje nós nos preocuparmos com eles, estaremos garantindo, ao mesmo tempo o nosso futuro”, lembrou.  Ela acrescentou que “em algumas ocasiões, na família, o idoso necessita de cuidados e acaba por envolver a família em torno de si, levando os mais jovens a olhar não só para si, como também para tudo a sua volta. É neste momento que observamos o carinho das pessoas, a exemplo do amor de um neto para com a sua avó querida”.

No âmbito da Câmara Municipal do Recife, a vereadora sublinhou que há leis de sua autoria que reforçam os direitos dessa pessoas: a lei 18.016/2014, proíbe o atendimento aos idosos no segundo piso das agências bancárias do Recife; a lei 18.003/2014, dispõe sobre os órgãos dos sistemas de saúde e educação, os quais deverão informar aos juizados e delegacias especializadas, bem como a outras autoridades competentes, ocorrências envolvendo idosos com indícios de maus tratos.


Em 1º de outubro de 2018, ás 16h40.