Michele Collins repercute dados sobre violência contra a mulher

“Ocupo a tribuna da Casa hoje para registrar minha tristeza com o aumento do número de mulheres mortas.” Com essas palavras, a vereadora Michele Collins (PP) deu início, nesta terça-feira (21), a um discurso sobre os dados da violência contra a mulher divulgados neste mês pelo 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A vereadora se pronunciou na Câmara do Recife durante a reunião plenária.

Segundo o Anuário, o Brasil registrou 221.238 casos de violência doméstica em 2017. Houve um aumento de 6,1% no número de homicídios de mulheres, que atingiram a marca de 4.539 casos no ano passado. Destes, 1.133 foram enquadrados como feminicídio, ou seja, foram cometidos contra mulheres por questões de gênero. Também aumentou o número de estupros: foram 60.018 casos em 2017, uma cifra 8,4% maior que a de 2016.

De acordo com Michele Collins, alguns desses números podem refletir um avanço nas notificações. Mas, ainda assim, a vereadora considerou os dados alarmantes. Ela repercutiu que, segundo o Anuário, Pernambuco ocupa a 4ª posição no ranking brasileiro das piores taxas de violência contra a mulher. “Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da bancada feminina, não posso deixar de registrar isso. Por mais que estejamos trabalhando, há um número muito alto e algumas ações emergenciais precisam ser tomadas. Faço um apelo às autoridades para que reforcem esse cuidado com as mulheres.”

Em 21.08.2018, às 16h03