Michele Collins repercute Dia de Erradicação do Trabalho Infantil

O Dia Mundial pela Erradicação do Trabalho Infantil, bem como o Dia Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil, celebrados anualmente em 12 de junho, foram lembrados na tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (13) pela vereadora Michele Collins (PP). A parlamentar comemorou os avanços de Pernambuco na questão – mas não deixou de cobrar uma maior atenção para o tema. Vale salientar que o Recife também conta com um dia, dedicado ao tema, no calendário oficial de eventos da cidade. Trata-se da lei número 17.923/13, de autoria da vereadora, que instituiu o dia 12 de outubro.

Michele Collins defendeu a necessidade de uma data para refletir sobre o impacto do trabalho infantil. De acordo com ela, alguns pontos do Recife, como a avenida Conselheiro Aguiar, precisam de ações de fiscalização para coibir a prática. “É um dia de muita importância, pois os prejuízos causados pelo trabalho infantil são muitas vezes irreversíveis. As crianças deixam de ter acesso à educação, à saúde e ao lazer. Muitas dessas crianças trabalham em situações precárias, nas ruas e nos bares. Às vezes, a pessoa acha que ajuda, mas incentivar isso pode prejudicar. Existem muitos pais, mães ou pessoas da família que exploram a criança e o adolescente. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem, em 2015 havia 123 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em Pernambuco.”

Para a vereadora, é preciso que empresários recorram a alternativas como o programa Jovem Aprendiz para dar oportunidades a adolescentes a partir dos 14 anos de forma regular. Repercutindo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), Michele Collins parabenizou ao Governo de Pernambuco pela diminuição dos índices de trabalho infantil no estado. “Pernambuco se destacou na redução do número de crianças e adolescentes trabalhando. A diminuição do trabalho infantil na faixa etária que vai dos cinco aos 17 anos foi de 39% neste ano. Temos motivos para comemorar esse avanço. No ano passado, o trabalho irregular das crianças de Pernambuco havia crescido em 12%.”
Em 13.06.2018, às 11h29 / atualizada em 14.06.2018, às 9h33