Michele Collins repercute relatório da ONU sobre os direitos da criança

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu nesta terça-feira (13) um relatório lançado pelo Comitê Sobre Direitos da Criança, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a parlamentar, o documento expõe a elevada participação de crianças em conflitos armados, a discriminação a crianças pertencentes a grupos minoritários, a situação de violência policial a que elas estão submetidas e as altas taxas de gravidez existentes entre as adolescentes.

“O relatório foi divulgado às vésperas do Dia das Crianças e também traz preocupação com questões como o abuso e o turismo sexual, os altos índices de AIDS e de consumo de drogas, sobretudos entre crianças e adolescentes que vivem nas ruas”, frisou Michele Collins.

Ainda de acordo com a vereadora, o relatório elogia os resultados de programas sociais brasileiros como o Brasil Sem Miséria e o Bolsa Família na redução da pobreza, mas aponta a persistência do problema, que continua a atingir em particular as crianças negras e indígenas -- e especialmente no Norte e Nordeste.

Outro elemento trazido à tona pelo Comitê Sobre Direitos da Criança e destacado por Michele Collins diz respeito aos casos de homicídio que deixam crianças e adolescentes como vítimas. “Conforme levantamento feito pela Unicef, o número de homicídios de crianças e adolescentes mais que dobrou entre 1990, quando o Estatuto da Crianças e do Adolescente foi sancionado, até 2013. Infelizmente, os negros são as maiores vítimas”, lamentou a parlamentar.

Em seu discurso, Michele Collins chamou a atenção para a urgência dos problemas enfrentados pela infância e pela adolescência brasileira. “O relatório serve de alerta para que o Brasil adote, com urgência, medidas de proteção aos direitos das crianças adolescentes e que estejam atentas às preocupações e recomendações da ONU”.

Em 13.10.2015 às 17h48