Michele Collins repercute reunião da Comissão de Direitos Humanos

Uma reunião promovida nesta segunda-feira (2) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), virou tema de um discurso da parlamentar no mesmo dia. Na tribuna do plenário, ela repercutiu o debate com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, sobre dois projetos de autoria do Poder Executivo.

As propostas são de nº 18/2019, que trata sobre os benefícios eventuais no âmbito da Política Municipal de Assistência Social do município, e o de nº 19/2019, que reestrutura o Programa Família Acolhedora do Recife.

“Fiquei como relatora do projeto de acolhimento de crianças que estão em situação de risco. Não é adoção, é por um período apenas. A gestão vai disponibilizar o valor de um salário para dar um suporte”, explicou Michele Collins. “É uma iniciativa importante da gestão que já existe e outras capitais. As casas de acolhida não vão acabar, mas vão haver mais possibilidades.”

O vereador Ivan Moraes (PSOL) também participou do encontro. Ele apresentou quatro emendas ao projeto de lei nº 18/2019, que tem a sua relatoria. “Tenho certeza de que, na medida do possível, o Poder Executivo vai atender as demandas desta Casa, em especial as do vereador. O projeto fala do aluguel social. São pessoas que vivem em carência, que receberiam um valor enquanto não têm um emprego. Há uma série de critérios a ser adotada."

Refugiados – Na reunião, os parlamentares receberam ainda representantes da Sub-comissão de Direitos dos Refugiados da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco. Eles pediram que a Comissão dialogue com a Prefeitura em prol dos refugiados que vivem na cidade. “Em Pernambuco temos 400 pessoas; no Recife, são 140 pessoas. São imigrantes vindos principalmente da Venezuela e do Haiti. A Comissão de Direitos Humanos passa, a partir de hoje, a integrar um grupo para dar suporte a essas pessoas. Temos que estar preparados para recebê-las.”

Em 02.09.2019, às 17h40