Michelle Collins fala sobre o Mês do Idoso

A vereadora Michele Collins (PP) lembrou em discurso na Câmara nesta segunda-feira (26) que, além do Outubro Rosa – movimento que chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama –, o décimo mês do ano também abriga outra campanha: o Mês do Idoso. “A data foi instituída em 1991 pela ONU para sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa”, explicou.

Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Casa, Michele Collins falou sobre alguns projetos de sua autoria que contemplam o bem-estar da terceira idade. “Quero legislar para esse segmento que muitas vezes é esquecido até mesmo pelas famílias”, declarou a parlamentar.

Dentre os projetos lembrados por ela, estão o projeto de lei 374/2013, que dispõe sobre a construção de centros de convivência de idosos, e o de número 395/2013, que prevê a criação do Centro Dia, um programa de atenção a idosos que não podem ser atendidos em suas casas ou por serviços comunitários.

“Outra matéria é a de número 294/2013, que virou lei e dispõe sobre os órgãos dos sistemas municipais de saúde e de educação, que deverão informar aos juizados e delegacias especializadas, bem como a outras autoridades competentes, ocorrências envolvendo crianças, adolescentes e idosos, com indícios de maus tratos”, destacou Michele Collins. Ela recordou ainda o projeto de lei ordinária 376/2013, que obrigaria equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) a prestarem serviços em casas e abrigos de acolhimento e prevê um modelo assistencial de “prevenção, recuperação e promoção de saúde”.

Em 26.10.2015, às 18h16