Michelle Collins relembra data histórica do voto feminino

A vereadora Missionária Michele Collins (PP) disse, na reunião ordinária desta terça-feira, que o dia 3 de novembro é um marco para a história brasileira, “em virtude do longo processo de luta pela participação das mulheres na política”. Foi nesse dia, há exatos 85 anos, no ano de 1030, que o direito de voto feminino foi instituído pelo então presidente da República, Washington Luís. “É preciso sempre lembrar a luta persistente que as mulheres tiveram de travar para conseguirem se firmar como cidadãs portadoras de direito”, ressaltou a vereadora.

Com a aprovação do Código Eleitoral de 1932, segundo Michele Collins, as mulheres brasileiras conquistaram oficialmente o direito de votar. “Porém, foi no dia 3 de maio de 1933, quando, pela primeira vez, uma mulher votou e recebeu votos na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte”, disse. Mas o voto não era obrigatório. Somente em 1946, disse a vereadora, é que o voto feminino se tornou obrigatório para todas. Décadas depois, nas eleições de 2014, dos cerca de 140 milhões e 804 mil eleitores no Brasil, mais de 73 milhões eram mulheres.

“Na Casa de José Mariano, estamos trabalhando para que haja o aumento da representatividade feminina na Comissão Executiva. O projeto de emenda à Lei Orgânica 69/2015, de minha autoria, enuncia que, para constituição da Comissão Executiva é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional de casa sexo. A participação da mulher nas decisões acerca dos procedimentos administrativos e do processo legislativo como um todo será de grande valor para o bom funcionamento do nosso legislativo municipal”, finalizou a vereadora.

 

Em 03.11.2015, às 16h10.