Militar recebe Medalha do Mérito José Mariano
Durante esse tempo de carreira, segundo Aline Mariano, o coronel desempenhou diversas funções que lhe foram confiadas. Desde chefe de Gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) - de 2010 a 2014, a Vice Presidente do DETRAN, 2014, bem como Coordenador Nacional de Segurança da tocha olímpica e dos jogos Olímpicos Rio-2016, além de ter sido Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, sediado em Caruaru, cargo que continua exercendo.
A vereadora disse que o tenente-coronel também é piloto de helicóptero da Secretaria de Defesa Social e já participou de diversas ocorrências, como a Rebelião da FUNASE do Cabo no ano de 2013, e da operação de erradicação de plantio de maconha no sertão do Estado, entre outras ações. “Cabe informar que ele também já foi agraciado com a maior comenda do Estado de Pernambuco, a Medalha do Mérito Guararapes, no grau de Comendador, concedida pelo então Governador Eduardo Campos”.
Aline Mariano contou que a comenda estadual foi outorgada em reconhecimento a uma ocorrência em Palmares, em virtude das enchentes em 2010, na qual Robson Roberto, junto com sua equipe, foi responsável por auxiliar um parto em um bote inflável, mesmo com muita chuva e lama, já no final das operações de um dia cheio de trabalho em que resgatou mais de 20 vítimas daquele grande desastre. “Vale salientar, ainda, que o coronel é pós-graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Gestão Governamental (2007), e tem 23 anos de serviço, atuando no posto de Tenente Coronel há mais de 6 anos”.
O coronel Robson Roberto ressaltou que era enorme a responsabilidade de receber esta comenda, que para ele tem sabor especial. “É uma alegria e honra ser o primeiro bombeiro a receber esta Medalha. Ao longo de meus 23 anos de trabalho procurei desempenhar o melhor possível. Amo o corpo de Bombeiros. Devo a esta corporação tudo que sou”.
O coronel disse ainda que o Batalhão de Caruaru atende mais de 100 municípios, incluindo o Sertão do Estado. “Implantamos projeto social para ensinar primeiros socorros. Vamos formar a primeira turma com mais de 200 alunos e no próximo ano mais mil alunos estarão se formando. Este projeto tem recebido inúmeras solicitações, inclusive para Olinda”.
Em 18.12.2017 às 19h49.