Moradores de rua ocupam praças e canteiros no Ipsep

Henrique Leite (PT) falou sobre a situação dos moradores de rua no Recife na tarde desta quarta-feira, 2, no plenário da Câmara. Ele contou que no bairro do Ipsep, por exemplo, crianças, adultos e idosos ocupam praças e canteiros. O vereador pediu providências da Prefeitura e da Dircon, no sentido de retirar as pessoas das ruas e reencaminhá-las as suas residências. “Falo sobre uma realidade que vejo diariamente, que é o Ipsep, mas isso acontece em vários lugares da cidade, inclusive nas ruas do centro”, afirmou.

“Muitas vezes são alcoólatras, drogados, carroceiros que ocupam ruas, canteiros, praças e afetam a rotina da comunidade. Muitos colocaram colchões e instalaram até chuveiros para tomar banho em espaços públicos. É uma situação alarmante. Já falei sobre esse assunto aqui e propus uma comissão para tentarmos resolver junto à Prefeitura e ao Governo”. Henrique Leite informou que os locais mais afetados são a praça da Sudene, recém reformada pela Prefeitura, e os canteiros da Rua Rio Amazonas.

Após receber um aviso, a Dircon esteve nestes locais e retirou os moradores, mas eles voltaram pouco tempo depois. “É preciso ter uma atenção maior e conversar com a Secretaria de Assistência Social para acompanhar o crescimento dos moradores de rua. Não só para retirá-los, mas para encontrar uma saída e retornar alguns para suas residências. Para isso é necessário fazer um cadastramento, principalmente de idosos e crianças, que podem ser reintegrados às famílias”, sugeriu.

Em 02.09, às 16h24