Múcio destaca o Dia da Consciência Negra
Na tarde desta segunda-feira, 21, o vereador Múcio Magalhães (PT) fez referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra comemorado ontem, 20. Ele lembrou que a data passou a ser oficial em todo o país a patir da sanção da lei n°12.519 feita pela presidente Dilma em 10 de novembro de 2011. “Vinte de novembro é a data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares e a lei oficializa uma iniciativa dos movimentos sociais brasileiros”, disse.
Múcio Magalhães fez ainda a leitura de um pequeno histórico de vida de Zumbi e ressaltou o papel desempenhado em sua atuação pela defesa dos escravos. Ele ressaltou que mesmo diante do progresso quanto aos direitos dos afrodescendentes, ainda existe grandes desafios para assegurar a inclusão total desse segmento da população em condições igualitárias na vida social.
“As homenagens prestadas a Zumbi desde muito antes da oficialização da data 20 de novembro, refletem o reconhecimento do povo brasileiro às lutas por liberdade e em defesa da dignidade humana de africanos e seus descendentes”, finalizou Múcio.
Em 21.11.2011, às 17h38