Solenidade marca centenário do escotismo no Brasil
Durante a solenidade, Múcio Magalhães recebeu e usou um lenço preso por uma presilha na altura do pescoço, que é uma das características da indumentária dos escoteiros. “Quero assumir de público o meu compromisso de fortalecer esta organização, a qual só tem como objetivo disciplinar e ensinar aos jovens o que é certo e o que é bom. No que estiver ao meu alcance, vamos fazer muitas coisas juntos. Já posso me considerar um escoteiro”, disse o vereador em discurso. Ele, que é membro honorário da diretoria regional da União Brasileira de Escoteiros (UBE), secção de Pernambuco, recebeu “palmas escoteiras”, que são os aplausos ritmados próprios do componentes do movimento.
Após o vereador, discursou o presidente da UBE, secção de Pernambuco, Lineu de Andrade Miranda. “A causa do escotismo é o amor à humanidade. Quando nós fazemos o juramento à organização, não esperamos recompensa senão aquela de sabermos que estamos fazendo bem a nossa parte. Dessa forma, quando alguém reconhece e lembra do nosso trabalho, é algo que não esperamos e portanto somos eternamente gratos”, assegurou. Em seguida ele lembrou antigos companheiros já falecidos e agradeceu aos familiares de todos os escoteiros.
Uma placa comemorativa foi entregue a Severino Velozo da Silva, que com 62 anos de movimento, é o escotista mais antigo de Pernambuco. Além dele e de Lineu de Andrade Miranda, também fizeram parte da mesa o vice-presidente Ricardo Alexandre Barreto; e do diretor técnico da UBE, Jair da Silva Lira. A sessão foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM).
O diretor de Marketing da UBE, Alexandro Menezes, informou que o escotismo procura desenvolver atividades nas áreas social, física, intelectual e espiritual, como complementos da educação formal, visando o autodesenvolvimento de crianças e jovens. Em Pernambuco, o movimento existe em todas as regiões cerc a de 1.700 escoteiros. “Esta sessão solene, na Câmara, marca o início das comemorações do centenário. A programação, até setembro, inclui ainda festividades, acampamentos e desfile cívico”, disse.
Em 11.06.2010, às 12h10.