Múcio Magalhães parabeniza escoteiros

Na manhã desta sexta-feira 11, o presidente Múcio Magalhães (PT) fez uma homenagem ao centenário do escotismo no Brasil. Em seu pronunciamento, falou sobre a importância do movimento para a sociedade e as leis que regem a atuação de um escoteiro. Veja na íntegra o discurso do presidente da Câmara Municipal do Recife.

“Em junho de 1910, Suboficiais da Marinha do Brasil, entusiasmados com o Escotismo que conheceram na Inglaterra, reuniram-se no Rio de Janeiro e fundaram o Centro de Boys Scouts do Brasil. Esta data é então reconhecida como o início do Escotismo no Brasil.

Entre as modalidades do Escotismo, destaca-se o Escotismo do Mar, que busca desenvolver nos praticantes o gosto pela vida no mar através da pratica de esportes aquáticos realizados em mares, rios, lagoas e represas.

No Brasil, os Escoteiros do Mar foram pioneiros na organização em caráter nacional. Já em 1921 foi criado a Confederação Brasileira de Escoteiros do Mar, que posteriormente passou a se chamar Federação Brasileira de Escoteiros do Mar.

Em 1924 essa Federação, juntamente com a Associação de Escoteiros Católicos e a Associação de Escoteiros Fluminenses, organizou a reunião que fundou a União dos Escoteiros do Brasil, UEB, unindo as diferentes formas de prática do Escotismo no Brasil. Essa primeira reunião ocorreu no Clube Naval, no Centro do Rio de Janeiro, que também foi a primeira sede oficial da UEB. A entidade passou então a coordenar o movimento escoteiro em todo o País.

O Escotismo é um movimento de iniciativa da sociedade civil, feito por voluntários, que promove a educação não formal e se ocupa com o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Em sua história tem importantes contribuições para a sociedade brasileira.

Sua filosofia está ancorada em normas, denominadas Lei Escoteira, que procuram estimular nas crianças e jovens valores fundamentais na vida em sociedade, como: lealdade, honestidade, solidariedade, respeito ao próximo e ao meio ambiente, disciplina e através da prática de atividades saudáveis, a busca da saúde física e mental.

A Lei Escoteira no Brasil tem dez artigos:

1.         O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.

2.         O Escoteiro é leal.

3.         O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

4.         O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.

5.         O Escoteiro é cortês.

6.         O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

7.         O Escoteiro é obediente e disciplinado.

8.         O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

9.         O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

10.     O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Como podemos ver são normas simples, mas que se fossem seguidas por mais pessoas com certeza viveríamos numa sociedade melhor.

O Brasil é um país ainda com enormes desigualdades, fruto de uma sociedade hegemonizada por ideias que difundem o culto ao individualismo e a busca do lucro a qualquer custo, inclusive da exclusão de parte da sociedade do usufruto da riqueza produzida no País. E isso tem levado parte importante da nossa juventude a se perder no mundo das drogas e da criminalidade.

Então a existência de movimentos como o escotismo, que difundem ideias como solidariedade, fraternidade, lealdade e respeito ao próximo e ao meio ambiente são importantes para o cultivo em nossa juventude dos bons valores, na perspectiva da construção de um Brasil e um mundo melhor para todos.

O movimento escoteiro, sempre fiel aos seus princípios, que este ano completa seu primeiro centenário no Brasil, merece os nossos parabéns pela contribuição que tem dado na boa formação de milhares de crianças e jovens em todo o País".

Em 11.06.10, às 13h45.