Múcio Magalhães pede políticas públicas para idosos

Um apelo para que a Prefeitura do Recife adote políticas públicas que beneficiem a população de idosos do município foi feito pelo vereador Múcio Magalhães (PT), no plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião ordinária desta segunda-feira, 1º de outubro. “Faço este apelo porque a média de idosos está aumentando no País. É necessário que se tenha um novo olhar para essas pessoas, no Recife. Sempre defendi as políticas públicas que representem avanços sociais nas conquistas dessa população e sinto-me na obrigação de fazer esta defesa”, afirmou.

O discurso do vereador Múcio Magalhães  foi feito durante a reunião plenária desta segunda-feira, aproveitando a passagem do Dia Nacional do Idoso, 1º de outubro. “Além das políticas direcionadas, é preciso que os direitos dessa população estejam previstos nas políticas correlatas, como é o caso da acessibilidade”, afirmou. Nesse ponto, ele citou que os idosos enfrentam problemas de deslocamentos porque as calçadas das ruas do Recife não oferecem segurança para eles caminharem.

Múcio Magalhães lembrou, ainda que desde o começo do seu mandato como vereador do Recife, tem apoiado os idosos. “É meu o projeto de lei, que foi votado e aprovado no plenário desta Câmara, estabelecendo a redução da idade para o não pagamento das tarifas de ônibus no Recife”, observou. O Estatuto do Idoso, segundo o vereador, diz que as pessoas não pagam as tarifas de ônibus a partir de 60 anos. Mas, no Recife, uma lei municipal estabelece  que a idade de não pagantes é de 65 anos. “O meu projeto de lei manda cumprir o que diz o Estatuto. Mas o atual prefeito vetou a lei de minha autoria”, disse.

Dia Nacional do Idoso - Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém foi transferida para 1º de outubro, de acordo com a lei federal  número 11.433/ 2006, em razão da criação do Estatuto do Idoso. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2003, esta data como Dia Internacional do Idoso.


Em 1º de outubro de 2012, às 10h38.