Múcio Magalhães propõe criação do Dia do Samba

O vereador Múcio Magalhães (PT) encaminhou projeto de lei que propõe a inclusão, no calendário municipal de eventos oficiais do Recife, do Dia do Samba. A matéria foi distribuída para as comissões temáticas e está em fase de emendas. A data, a ser instituída pela Lei, é dois de dezembro, quando serão promovidos eventos com o intuito de divulgar e promover o samba pernambucano, seus compositores e as escolas de samba do Recife.

No Brasil, o dia dois de dezembro é lembrado como Dia do Samba, em homenagem a Ary Barroso, renomado compositor de sambas célebres. Em sua justificativa, Múcio Magalhães lembra que nos anos de 1950 ocorreram os primeiros concursos de escolas de samba do Recife. “Desde então, os sambistas recifenses vêm ocupando um espaço de destaque cada vez maior na cultura pernambucana”, afirmou.

Ao incluir no calendário municipal de eventos oficiais do Recife o Dia do Samba, este Projeto de Lei busca incentivar, segundo o vereador, “a promoção de eventos com o intuito de divulgar e promover o samba pernambucano”. Múcio Magalhães entende que “o samba está incorporado em nossa cultura e precisa de espaços, além do carnaval, para sua divulgação. A inclusão do Dia do Samba no calendário oficial do Recife caminha nesse sentido”, disse.

 

 

Em 11.04.2012, às 12h15.