Múcio Magalhães quer melhorias em escolas municipais

Na reunião plenária desta segunda-feira, 16, o vereador Múcio Magalhães (PT) repercutiu documento entregue a ele, na semana passada, pelo Sindicato dos Professores do Recife (Sinpere) sobre a situação precária em dezenas de escolas da rede pública municipal. Segundo o parlamentar, o relatório aponta que pelo menos 70 unidades escolares encontram-se total ou parcialmente interditadas, por problemas na rede elétrica, alagamentos e infiltrações, ventilação e iluminação insuficientes nas salas de aula, vazamentos constantes e fornecimento irregular de água, entre outros.

“Nosso pronunciamento aqui se reveste de sincero sentimento de colaboração com a gestão, pois são questões que exigem uma urgente solução, já que interferem decisivamente na qualidade do ensino, com prejuízos para toda a comunidade escolar. Atuar na solução desses graves problemas é a atitude que espero da nova secretária de educação, senhora Ivone Caetano, para a quem peço atenção para estas questões, principalmente as mais emergenciais, como a recuperação da estrutura física das escolas”. 

Múcio Magalhães lembrou ainda que na última década a educação no Brasil e em Recife teve muitos avanços, em especial a ampliação no atendimento, que possibilitou um maior número de alunos atendidos pela rede pública. “Mas o momento agora exige o passo seguinte. A melhoria na qualidade do ensino, que passa pela melhor remuneração e implantação dos planos de carreira das professoras e professores, a reserva de tempo da jornada de trabalho para planejamento de aulas, formação continuada para professoras e professores e incentivo a pós-graduação, melhores condições de trabalho, com escolas com boa estrutura física, entre outras iniciativas”.

O discurso de posse da presidenta Dilma Roussef, que reafirmou o compromisso do governo federal com a educação, também foi destacado pelo parlamentar. Múcio disse que é o Brasil universalizou o ensino fundamental nos últimos 20 anos, mas que é preciso melhorar a sua qualidade, aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio e ampliar a oferta de creches e de pré escolas. “Recife tem que potencializar o bom momento para educação e avançar rumo à valorização do magistério e pela melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, a construção dos novos CEMEIs já acordados com o governo federal e a melhoria da estrutura física das escolas municipais é imprescindível”.

Em 16.05.2011, às 18h20.