Múcio Magalhães recebe representantes de movimento social

Integrantes do Observatório do Recife e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco, Henrique Mariano, estiveram na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (30), para pedir apoio ao presidente do legislativo municipal, Múcio Magalhães (PT). O grupo quer agendar uma reunião com os presidentes das comissões temáticas da Casa para apresentar aos parlamentares informações sobre o movimento, que já existe em diversos estados a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Múcio Magalhães se mostrou favorável ao movimento e disse ao grupo que no início de abril vai agendar um encontro com os vereadores. “Temos um papel de trabalhar e apoiar essa ideia. Estamos falando de cidadania, controle social e transparência”.  O Observatório do Recife trabalha com indicadores sociais e políticos que dão transparência às gestões municipais. Os prefeitos se comprometem a apresentar um plano de metas, incluindo as peças orçamentárias de seus municípios, no prazo de 90 dias.

Renato Rocha, assessor jurídico do Observatório, disse que o movimento não tem natureza jurídica e está abrigado na ação empresarial pela cidadania, trabalhando a ética e a responsabilidade social dentro das empresas. “Esse movimento serve para monitorar a qualidade de vida das cidades fornecendo comparativos de indicadores sociais. Vai mais além. Incorpora as promessas feitas nas campanhas eleitorais ao plano de metas do executivo. Ao fazer isso e divulgar para a sociedade, o gestor se compromete a cumprir aquilo que prometeu”.  Renato Rocha disse ainda que o Movimento está em vias de assinar um convênio com a Prefeitura para começar o trabalho de coleta dos indicadores.

Henrique Mariano frisou que a entidade apoia o movimento porque ele traz mais transparência aos mecanismos de promessas de campanha eleitoral. “Esse é um movimento apartidário, que independe de quem está no poder. Queremos chamar os governantes à responsabilidade de suas promessas eleitorais, para que elas não se transformem em estelionato eleitoral. Por isso é importante que o plano de metas faça parte do orçamento”.

Participaram também do encontro Fernando Calado, Susana Leal, Rubem Pecchio e Mariana Lyra, todos integrantes do Observatório.

História - Criado em agosto de 2008, o Observatório do Recife é um movimento formado por várias instituições da sociedade civil e faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O projeto é inspirado em experiências de mobilização na América Latina, entre elas o projeto Como Vamos, implantado em Bogotá, capital da Colômbia. Várias capitais brasileiras como Rio de Janeiro (Rio Como Vamos) e São Paulo (Nossa São Paulo) fazem parte do projeto. No ano passado, o Observatório do Recife lançou uma cartilha com vários indicadores sociais do Recife, entre eles, os que revelam que a capital pernambucana com relação à mortalidade infantil ocupa o 13º lugar entre 27 capitais do País.

Em 30.03.2010, às 18h25.