Múcio Magalhães repercute serviço de banda larga no Recife

O presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT) vai convocar uma audiência pública para discutir sobre o serviço de banda larga móvel no Recife. Na tribuna, na tarde desta segunda-feira (8), o parlamentar se mostrou preocupado com recente reportagem publicada na Folha de Pernambuco que aponta este tipo de serviço na cidade como um dos piores do país.

De acordo com a matéria, estudo feito por uma empresa de consultoria em telecomunicações analisou o serviço nas 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Recife, Natal e Salvador apresentaram os piores desempenhos.

“A conclusão do estudo deve nos deixar bastante preocupados, afinal, a qualidade nas comunicações se tornou um elemento chave no processo de desenvolvimento econômico e a posição do Recife não é nada animadora”. Foram realizados testes nos serviços oferecidos pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, sendo analisados velocidade da conexão para dowload e upload, latência na navegação (que corresponde ao tempo de resposta da rede), confiabilidade da rede (quando se verifica as falhas de acesso e quedas) e índice de qualidade de vídeo.

No Brasil, apesar do atraso, os acessos a banda larga móvel já são maiores que a banda larga fixa. A projeção para 2012 é que ocorrerão 18 milhões de acessos em banda larga móvel contra 13,4 milhões em banda larga fixa.

Para Múcio Magalhães, melhorar e ampliar o serviço de banda larga móvel no Recife se tornou um assunto ainda mais urgente e relevante, já que a capital pernambucana será uma das vitrines do Brasil durante os jogos da Copa. O parlamentar vai convocar uma audiência pública para discutir o assunto na Câmara Municipal. “Poderemos analisar quais são as responsabilidades das operadoras de telefonia e as do poder público para que esta situação seja revertida o quanto antes”.

Em 08.11.10, às 17h45.