Múcio Magalhães vai homenagear professores

Para homenagear os professores, pela passagem do dia 15 dedicado à categoria, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães (PT), vai destinar o grande expediente de hoje a uma reflexão sobre o ensino fundamental e a importância dos professores na educação dos jovens. O vereador, que defende a consolidação de uma educação pública, gratuita e de qualidade pra todos, entende que “o papel do professor em nossa sociedade precisa ser devidamente reconhecido pelo Estado”.

A homenagem será realizada duas semanas depois que a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei do Executivo que estabelece normas para a eleição de diretores e vice das escolas da rede municipal de ensino. O sucesso da votação foi possível graças a uma articulação feita pelo presidente da Câmara, Múcio Magalhães, com os parlamentares e representantes do sindicato dos professores. A matéria, que foi aprovada por unanimidade, tramitava na Casa desde junho e recebeu 26 emendas.

O Dia do Professor foi instituído por decreto do imperador Pedro I, que criou o Ensino Elementar do Brasil a 15 de outubro de 1827. O decreto determinava que todas as vilas, lugarejos e cidades teriam suas escolas de “primeiras letras” e tratava da descentralização do ensino. A inovadora resolução imperial, que outras determinações normatizava como os professores deviam ser contratados e quais os seus salários, assim como as matérias básicas que deveriam ser ministradas nas escolas, não foi cumprida em sua plenitude. “Passados tantos anos desde o decreto do Imperador, muito ainda precisa ser realizado”, disse Múcio Magalhães. O Dia do Professor foi oficializado somente em 1963, através de decreto federal.

Em 20.10.10, às 16h45.