Música e poesia na homenagem da Câmara aos 473 anos do Recife

O tom poético do discurso do vereador Jurandir Liberal (PT) marcou a solenidade em homenagem aos 473 anos do Recife. O parlamentar leu versos de Antônio Maria, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho para falar da paixão pela cidade. E foi assim que ele definiu o Recife do século XXI: “Uma metrópole moderna, que não perde suas raízes na arquitetura, nas lutas pela emancipação, nos traços guerreiros do seu povo, no frevo, no carnaval multicultural, nos caboclinhos e no maracatu”.

O presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT), convidou para compor a mesa o prefeito João da Costa, o cônsul do Japão Toshio Watanabe, o presidente estadual do PT, Jorge Perez, o deputado estadual Eriberto Medeiros, e o vereador Jurandir Liberal autor do requerimento para a sessão solene em homenagem ao aniversário do Recife. A solenidade contou com a presença da maioria dos vereadores e secretários municipais.

Na festa, não faltou música. O som das alfaias do Maracatu Várzea do Capibaribe invadiu o plenário. Os convidados também assistiram a uma apresentação da Orquestra 100% Mulher e dos passistas da Escola Municipal de Frevo.

O prefeito João da Costa anunciou novos investimentos como a construção de outras 20 academias da cidade, a continuação das obras da Via Mangue, a construção e recuperação de parques públicos, a exemplo do Parque do Caiara. Ele também falou sobre o que considera o grande desafio do Recife. “Preservar a tradição histórica, preparar a cidade para retomar a condição de centro de referência cultural, política, econômica e social. É preciso fazer do Recife uma cidade mais justa e com qualidade para todos”.

O prefeito João da Costa e o vereador Jurandir Liberal foram presenteados com a Gola da Solidariedade, homenagem prestada pelo Maracatu Várzea do Capibaribe. No encerramento da solenidade, todos os convidados cantaram juntos o Parabéns pra Você.