Música pode se tornar disciplina obrigatória nas escolas do Recife

Alunos da rede privada e pública municipal do Recife poderão ter acesso ao ensino de música garantido por lei. É o que quer o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), que apresentou na Câmara do Recife o projeto nº 387/2017, que tramita nas comissões da Casa. Caso seja aprovada, a proposta vai afetar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

A disciplina ofertada deverá ter um caráter generalista e ser ministrada por profissionais com conhecimento técnico na área. Na rede municipal, a nova matéria não poderá subtrair educadores de outras áreas ou prejudicar a qualidade da grade escolar.

Na justificativa do projeto de lei, Alcides Teixeira Neto indica os benefícios da educação musical. “Aplicando-se um olhar humanista e reflexivo, o ensino de música nas escolas da rede municipal e da rede privada de ensino pode colaborar para melhorar a formação dos alunos, sobretudo no que se refere ao déficit de atenção, ao desenvolvimento cognitivo, à formação do caráter e personalidade, ao desenvolvimento psicomotor e ao contato com outras matérias de uma forma natural.”

A matéria aguarda pareceres das comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, e de Políticas Públicas da Juventude. Em seguida, o texto será enviado ao plenário para ser votado pelo conjunto dos parlamentares de Poder Legislativo Municipal.

Em 15.01.2019, às 10h39