Natália de Menudo pede ações contra câncer na infância

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância – que acontece nesta quarta-feira (15) –, a vereadora Natália de Menudo (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar do assunto. Solicitando uma audiência sobre o tema na Casa, a parlamentar lamentou a falta de um esforço pela conscientização sobre o diagnóstico precoce no Brasil e fez uma cobrança por ações informativas.

“Muito me preocupa o aumento dos percentuais de incidência de câncer na infância no Brasil. E o que mais me aflige é que o nosso país não vem estabelecendo políticas públicas de conscientização para o diagnóstico precoce, não conseguindo minimizar os efeitos devastadores que o câncer vem causando”, disse.

Natália de Menudo citou informações do Instituto Nacional do Câncer e, ao plenário, lembrou que o câncer já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes entre o primeiro ano de vida e os 19 anos. “Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Políticas informativas precisam ser implementadas. Devemos criar novos mecanismos que podem conscientizar a população, sobretudo para que pais e responsáveis por crianças e adolescentes possam reconhecer os fatores que levam a criança a adquirir as patologias”, defendeu a vereadora.

Em 15.02.2017, às 16h16