No aniversário do Recife, João da Costa faz discurso comemorativo

“Minha história de vida e minha história política se confundem com a cidade do Recife.” Foi com essas palavras que o vereador João da Costa (PT) deu início a um discurso de homenagem aos 482 anos do Recife na tribuna da Casa de José Mariano. O parlamentar e ex-prefeito da capital pernambucana se pronunciou nesta terça-feira (12), data em que é celebrada a fundação do município.

João da Costa rememorou sua trajetória no Recife e falou sobre sua relação com a cidade. “Cheguei aqui aos 17 anos, vindo de uma cidade pequena do interior de Pernambuco. Foi aqui em que construí minha vida adulta. Vim construir uma vida melhor, estudar. Aqui, constituí minha família e me apaixonei pela cidade. Em 1988, fui assessor do então vereador João Paulo, quando se elaborou a Lei Orgânica do Recife. A partir do ano 2000, fui secretário de Orçamento Participativo, depois secretário de Planejamento, e então prefeito. Foram 12 anos em que tive o privilégio de conhecer muito bem a cidade.”

O vereador não deixou de fazer um elogio à importância histórica da capital. “A produção cultural e histórica do Recife tem marcado na historia brasileira nesses 482 anos. Recife é uma cidade cosmopolita. Quem a conhece sabe que ela foi construída por portugueses, holandeses, ingleses, judeus, por muitos brasileiros. Sua história é de luta pela liberdade e pela democracia. Essa é a sua marca. Temos a responsabilidade de manter essa tradição.”

Em 12.03.2019, às 16h23

registrado em: joao da costa