Nome de rua do bairro da Torre homenageará publicitário

A Comissão Executiva encaminhou projeto de lei que altera o nome de uma via pública no bairro da Torre, no trecho da Rua José Bonifacio em que está instalada a agência de propaganda Ampla. Ela passará a ser denominada de Rua Severino Queiroz. Corresponde ao trecho que se inicia no número 12, tendo seu termino o 174 (do lado direito), enquanto no lado esquerdo tem início no 43 e seu final 205.

Trata-se do projeto de lei 141/2016, que foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente André Gomes (PSB); e pelos vereadores Eduardo Marques (PSB), primeiro vice-presidente; Henrique Leite (PDT), segundo vice-presidente; Edmar de Oliveira (SDD), terceiro vice-presidente; Augusto Carreras (PSB), primeiro secretário e Eriberto Rafael (PTC), segundo secretário. Severino Cavalcante Queiroz, ou Seu Queiroz, como era chamado, foi um dos mais notáveis homens de propaganda e publicidade de Pernambuco. Ele faleceu em 22 de Julho de 2012.

 

“Seu Queiroz deixou um legado para as gerações presente e futura de seriedade, compromisso e de ética pessoal e profissional, que mesmo sem formação universitária compreendeu como ninguém a Propaganda, pela qual se encantou e encantou subliminarmente os consumidores com as propagandas criadas pela sua Agência. Que fidelizou produtos e ideias e se fidelizou a sua querida Recife, que soube amar e propagar sua cultura e seu desenvolvimento”, diz a justificativa do projeto de lei assinada pela Comissão Executiva.

 

Severino Cavalcante Queiroz nasceu em 10 de setembro de 1922, na cidade de Chã Grande – PE. Em 1933 saiu da cidade natal e passou a residir no Recife, junto com sua mãe e irmãs, onde iria estudar no Colégio Interno Padre José Venâncio. A necessidade de sobrevivência da família impõe a Seu Queiroz, aos 16 anos, iniciar sua vida de trabalhador como servente e depois balconista no então Armazém Vitória. Ali se iniciava o curso de relacionamento pessoal e social que se estenderia por toda sua vida.

 

“Foi na atividade comercial que encontrou uma construção de escolas diferenciadas que forjaria a compreensão da natureza humana e das relações sociais que terminaria por formar o empresário de marketing e propaganda”, diz o projeto de lei. Do Armazém Vitória passou a trabalhar na Malharia Imperatriz e em 1945 ingressou na loja A Primavera. Também foi vendedor de maquinas para padarias e na Ayres Som, grande empresa de representações.

 

Conheceu Mário Leão Ramos, dono da Abaeté Propaganda com quem viria trabalhar, inicialmente com tintas gráficas e depois na Abaeté Propaganda, em 1956. Após 20 anos se torna Diretor Geral da Agência, sendo esta a época uma das maiores Agências de Propaganda do Norte e Nordeste do Brasil. Em 20 de janeiro de 1976, Seu Queiroz fundou a Ampla, com o apoio de três grandes clientes que o acompanha, a Pitú, a Icorpervil e o Açúcar Estrela.

 

Visionário, Seu Queiroz fora vocacionado para a área de propaganda, mas compreendia também a necessidade do fortalecimento institucional do setor. Fundou então o Sinapro – Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco, sendo seu presidente entre 1994 a 1997.  Foi também detentor de vários prêmios, dentre estes: Destaque em Comunicação, concedido pela Federação da Indústria do Estado de Pernambuco – FIEPE e o de Publicitário Latinoamericano pela Associação Latinoamericana de Agências de Publicidade – ALAP.

 

Em 28.11.2016, às 10h45.