Nova sala de motoristas da Câmara homenageia ex-vereador Gilberto Luna

Na Câmara do Recife, a tarde desta segunda-feira (23) foi marcada pela entrega de novas instalações que visam dar maior acessibilidade e conforto à população e a funcionários da Casa. Passaram por obras a sala de motoristas – que recebeu o nome do ex-vereador Gilberto Luna, falecido em 2013 – e os três banheiros públicos do hall de entrada da sede do Legislativo Municipal. O evento contou com a participação de diversos parlamentares das bancadas de governo e oposição.

Responsável pela administração da Câmara do Recife, o vereador e primeiro-secretário da Casa, Marco Aurélio (PRTB) destacou a relevância do nome de Gilberto Luna para a categoria dos motoristas. “É uma homenagem justa a um vereador que dedicou a vida dele toda o Sindicato dos Taxistas, que é um sindicato de motoristas. Quando nós chegamos à Comissão Executiva da Casa, o presidente tinha essa ideia de fazer um ambiente um pouco mais confortável para os motoristas. Feito isso, o nome de Gilberto Luna foi colocado na mesa e aprovado por unanimidade. Seu nome dá uma grandeza à sala.”

O presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB), também discursou na ocasião e enalteceu a figura de Gilberto Luna. “Gilberto Luna era um homem profundamente comprometido com o povo do Recife. A sua amizade e sua simpatia foram marcantes nesta Casa. É mais do que justa esta homenagem que a nossa Câmara do Recife faz a Gilberto Luna, não somente por essas qualidades que ele tinha, mas por suas lutas em prol de melhorias e segurança para os motoristas. Todos os vereadores de vereadoras do Recife se alegram muita em fazer esta homenagem.”

Filho do homenageado, o vereador Aerto Luna (PRP) disse que a nomeação da sala atesta a qualidade do trabalho feito por seu pai. “Como filho que acompanhou a história do pai defendendo uma categoria, eu vejo este momento como uma coroação de todo o trabalho realizado por ele nesta Casa e na sociedade defendendo todos os taxistas e motoristas. Ele começou como chofer e toda discussão que envolvesse a classe dos motoristas ele estava junto os defendendo. A homenagem nos enche de orgulho e nos dá a certeza que ele fez um trabalho de êxito.”

Acessibilidade – Assim como a nova sala dos motoristas, os banheiros reformados foram planejados pela arquiteta Ângela Dias e pelo engenheiro Edson Joaquim de Souza, ambos servidores concursados da Câmara. Onde havia dois banheiros, agora há três – um masculino, um feminino e outro específico para pessoas com deficiência –, todos de acordo com a Norma Brasileira de Acessibilidade. O banheiro específico para usuários de cadeiras de rodas conta com sanitário com barras de apoio, pias de meia coluna, torneira com alça, saboneteira eletrônica, bacias mais elevadas. Nos demais, há barras de apoio.

De acordo com o primeiro-secretário Marco Aurélio, as mudanças demonstram a vontade da Câmara de proporcionar um melhor atendimento aos cidadãos. “Sabemos que temos uma Casa complicada, que é difícil de mexer. Ela não está à altura do povo e dos vereadores do Recife. Há um desejo do presidente, que é de muito tempo, de ir para um lugar onde nós acomodemos melhor os nossos funcionários e onde os vereadores possam fazer melhor o seu trabalho. Começamos pelos banheiros porque queremos mostrar que o povo do Recife precisa ser bem atendido. Mas estamos nos preparando para comprar um imóvel onde vamos colocar os gabinetes. Faremos um novo prédio em que vamos funcionar com mais respeito ao povo do Recife.”

O presidente Eduardo Marques também falou sobre a necessidade de aprofundar as melhorias no Legislativo. “Nós temos esse problema de não podermos mexer neste prédio por ele ser tombado pelo patrimônio histórico. Mas a Comissão Executiva não deixa de se preocupar com a acessibilidade, de forma que estamos entregando estes banheiros hoje completamente reformados. O nosso pensamento é que, no futuro, a Câmara do Recife dê mais condições a seus vereadores, funcionários e a todos que nos visitam, já que esta é a Casa do povo.”

De acordo com o engenheiro Edson de Souza, os novos banheiros atendem não só a padrões de acessibilidade, mas de durabilidade. “São banheiros modernos e nós estávamos preocupados não só com a acessibilidade como também com a questão do antivandalismo nos espaços públicos. É uma preocupação que se deve ter para evitar depredação. Nesse caso, usamos saboneteiras mais duráveis, embutidos em alvenaria, materiais com travas de segurança e chave.”

Em 23.10.2017, às 16h08