Número de estupros preocupa vereadora
A vereadora informou ontem na Câmara do Recife que foram registrados 50,6 mil casos, o correspondente a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes em 2012, aumento de 18,17% em relação a 2011, quando a taxa era de 22,1. “Os estados com as maiores taxas de estupro para cada 100 mil habitantes foram Roraima, Rondônia e Santa Catarina. As menores taxas por sua vez, ocorreram na Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Em números absolutos, no entanto, os Estados com mais registros de estupros em 2012 foram São Paulo (com 12.886) e Rio de Janeiro, que teve (5.923) crimes”.
Segundo a pesquisa o crescimento dos casos de estupro é um alerta a preocupar o Brasil de Norte a Sul. As mulheres passaram a ter "maior coragem" para denunciar, e o governo adotou o lema "tolerância zero" em relação ao assunto. Este é o lema do governo federal convocando a parceria dos governos estaduais, municipais e da sociedade em geral para combater este tipo de violência e a impunidade dos estupradores.
A vereadora relatou que para assegurar o atendimento às vítimas, o governo federal sancionou, em agosto, a Lei 12.845, que determina o atendimento integral à mulher vítima de violência sexual em toda a rede pública de saúde, criando salas especializadas em cada Instituto Médico Legal (IML) para as mulheres vítimas de violência sexual e a coleta e guarda dos vestígios do crime de estupro para que sejam utilizados como provas do crime.
Em 06.11.2013, às 17h50