Número de PSF fechados às sextas-feiras diminui

O número de Postos de Saúde da Família fechados às sextas-feiras, de acordo com denúncia feita semana passada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), caiu à metade. Ele disse que mesmo sem ter obtido nenhuma resposta da Secretaria de Saúde, a pressão exercida pela denúncia que ele fez levou à diminuição de unidades fechadas à metade. “Dos cerca de 20% postos fechados semana passada, esta semana observamos que caiu a 10%. Vou continuar fiscalizando para que esse número seja zero”.

Jungmann comemorou a reabertura das unidades ao público, mas ele disse que ainda existem algumas unidades fechando. Na fiscalização que fez encontrou apenas 10,7% fechadas, ou seja, das 122 unidades, apenas 13 estavam sem atender ao público na manhã da sexta-feira passada, e à tarde 18 estavam fechadas, 11 em reunião e sete em reforma. Ele considerou um avanço. E prometeu mais fiscalização.

Marco Aurélio (Solidariedade) frisou que os temas levantados pela oposição são ouvidos pelo governo com atenção. Ele disse que a gestão e os parlamentares têm respeito pelos servidores da saúde que ganham muito mal para desempenharem suas funções. E ressaltou que os Postos não fecham porque esses funcionários não querem trabalhar, mas porque precisam se reunir, e eles avisam às famílias sobre o fechamento. “Não se pode insinuar, nas entelinhas, que esses servidores não querem trabalhar”.

 

 

Em 27/05/2014 às 17h13