Dia Municipal da Economia Solidária é tema de audiência pública

O Dia Municipal da Economia Solidária foi incluído no Calendário Oficial do Recife, numa iniciativa do vereador Rinaldo Júnior (PRB). A data é comemorada no dia 15 de dezembro e, de acordo com o parlamentar, tem como objetivo incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social. E para debater o Dia, muitos trabalhadores, representantes da gestão e da sociedade civil estiveram presentes no Plenarinho da Casa na manhã desta sexta-feira (15).

Rinaldo Júnior abriu os trabalhos ressaltando que destinou emenda no valor de R$ 110 mil, à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o fomento à economia popular e solidária do Recife. “Torço para que o Recife ressurja como protagonista da economia solidária no Brasil. Sei da luta desse segmento e espero que vocês deem, nesta audiência pública, sugestões para a economia. Esse é um espaço para debates".

Cristiane Guedes, Secretária Executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo, frisou que a Prefeitura do Recife possui ações que poderão ser mais fortalecidas em 2018. “Financiamentos e parcerias serão retomados, inclusive um convênio com o Ministério do Trabalho. Esse é um momento muito oportuno e gostaríamos de ouvir as sugestões de vocês, para incorporá-las aos trabalhos previstos para o ano que vem, com os recursos que já foram disponibilizados”.

Edilene Santos, do Fórum de Economia Popular Solidária do Recife falou que agradecia o vereador pela iniciativa. “Esta lei que foi implementada busca melhores condições para os trabalhadores”. Sarah Rodrigues, coordenadora do Fórum de Economia Solidária de Pernambuco (FES-PE) comemorou a realização da audiência pública na Câmara Municipal do Recife. ”Faço votos de que a Casa receba cada vez mais a economia solidária”.

Rosana Pontes, do Conselho Estadual da Economia Solidária, pontuou que “a data de é um dia de luta, de enfrentamento e de celebrar. O dia 15 de dezembro foi escolhido por ser o dia do nascimento do ativista Chico Mendes”. Rosana Pontes também analisou a situação do Recife em relação à economia solidária. “Houve um esfriamento no Recife, mas os empreendedorismo  continua. Temos a prática dos fóruns independente da gestão. Espero que a parceria com a gestão municipal seja retomada  e que  a gente possa fazer os encaminhamentos dos projetos para que todo o nosso movimento seja fortalecido”.

Eromildes Brandão, da Rede Educadores, frisou a importância da data que também é comemorada nacionalmente.  “É muito importante ter um dia para refletir. A economia solidária tem seus altos e baixos e não é só comercialização. É consumo, finanças e um espaço político para discutir políticas públicas. A educação e formação dessas pessoas são fundamentais”.

Geovane Freitas, superintendente do Ministério do Trabalho (MT), explicou que o órgão oferece 2.200 vagas em cursos de formação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Ministério da Educação, por sua vez, vai repassar R$ 4 milhões para qualificação profissional no Estado.

Benoni Codacio, da campanha Pernambuco Contra o Agrotóxico, fez uma aleta sobre a qualidade da alimentação utilizada nos dias de hoje.  “Fizemos um seminário para debater essa temática porque estamos sendo envenenados o tempo todo. E o agricultor fica preso a essas grandes empresas que fazem os agrotóxicos. Nunca se viu tantas pessoas com câncer, diabetes e outras doenças provenientes da alimentação. E esse debate não é feito pelas grandes mídias já que elas estão envolvidas com o agronegócio. É uma luta dura, precisamos construir uma nova concepção do mundo”.

O vereador Rinaldo Júnior finalizou o evento falando da gratidão em estar com todos os presentes. “Podem contar conosco e saibam que a fiscalização tem que ser prioridade”. Após concluir a audiência pública, foi montada uma roda de conversa e, paralelamente à audiência pública, aconteceu uma exposição dos trabalhos dos que fazem economia solidária numa área do estacionamento da Câmara.

 

Em  15.12.2017