Obras de reforma e modernização do plenário estão em andamento

As obras de reforma e modernização do plenário e galerias da Câmara Municipal do Recife, que constituem um dos projetos mais inovadores da estrutura física do Legislativo Municipal, estão em andamento desde a semana passada, com vistas a serem concluídas nos próximos dois meses. Quando estiverem prontas, elas darão celeridade aos trabalhos dos vereadores, visando uma melhor prestação de serviço à população recifense, de acordo com análise feita pelo primeiro secretário da Casa, vereador Augusto Carreras (PV), nesta sexta-feira (23).

O plenário da Câmara Municipal do Recife ganhará em espaço e visual. Atualmente são 37 vereadores, mas o local tinha capacidade para acolher até 41. Com as obras, estará pronto para receber até 43, pois esse número pode variar a cada pleito, de acordo com o critério populacional da cidade. O layout será modificado, com novos móveis, acabamentos em madeiras e vidro. A acústica será refeita, com microfone nas bancadas, para facilitar os discursos e apartes dos parlamentares. Um moderno sistema de registro de presença e votação será instalado, garantindo eficácia e segurança.

O vereador Augusto Carreras afirmou que a introdução do novo método deixará o plenário no nível das mais modernas casas legislativas. “Esse é o mesmo sistema do painel eletrônico utilizado no Congresso Nacional. O sistema de votação será biométrico e através de senha”. O sistema biométrico consiste em se colocar o polegar num visor, para identificação do vereador. Associado à senha do parlamentar, ele irá registrar as presenças em plenário e identificar os votos a cada projeto. “Isto é o que existe de mais seguro em termos de tecnologia de painel eletrônico”, afirmou.

A adoção do sistema de votação, no entanto, ainda dependerá de uma mudança no Regimento Interno da Câmara. O documento prevê que a votação seja feita de forma nominal e não eletrônica. O plenário também ganhará mais segurança. Portais semelhantes aos que existem na entrada dos bancos serão instalados com detectores de metais. Serão construídos novos acessos às galerias, as quais estão previstas de forma a garantir a participação popular durante as sessões ordinárias.

Para acomodar os profissionais de imprensa que fazem a cobertura diária dos debates o espaço reservado será amplo e mais confortável. Esse setor, assim como toda a bancada dos vereadores, poderá utilizar o sistema wireless (conexão sem fio para internet). Também está sendo construída área para o Departamento de Imprensa da Câmara, onde haverá o estúdio do TV Câmara do Recife para realização de entrevistas, debates e gravações do telejornal.

O primeiro secretário, Augusto Carreras, explicou que todo o material da reforma e modernização foi licitado e pago no ano passado. O que inclui a iluminação, o piso, o revestimento, todos os componentes da segurança e equipamentos do TV Câmara. “Somente a realização das obras, que envolve recursos da ordem de R$ 274 mil, é que ficou para ser paga este ano. O restante está todo pago”, esclareceu.

Em 23.04.10, às 13h15.